domingo, 1 de fevereiro de 2009

O Que Nos (Me) Torna Humanos!

Existem pequenas coisas que parece que se cruzam connosco que nos colocam a pensar, depois existem outras pequenas coisas que por coincidência se deparam perante nós quando nos cruzamos com as pequenas coisas. Ora, nesta noite primeira de Fevereiro de 2009, essa conjugação improvável aconteceu.
Estive a teclar um pouco no MSN, e parei para ver um programa na 2 com o Título de "O Que Nos Torna Humanos", e a conclusão do programa é que aquilo que nos separa dos outros seres vivos, não é a capacidade de termos consciência da nossa existência/morte, de termos sentimentos, de comunicarmos, etc. O factor que nos distingue é a capacidade que possuímos, de irmos contra a nossa natureza biológica, ou seja de não transmitirmos os nossos genes por opções culturais, por ideologias, por convicções, o que faz de nós Homens e Mulheres é sermos uma "máquina" construída para a sobrevivência e para a reprodução, e "Nós" por vontade própria não querermos ter filhos, de nos suicidarmos.
Este foi a pequena coisa que se cruzou hoje comigo, agora a coincidência vem da conversa que estava a ter a despropósito e em que se falava do meu medo de voltar a Amar. E assim conjugando estas ideias na minha cabecinha pus-me a pensar que se esta minha nova atitude perante as pessoas é algo que Me Torna Humano. Ou seja, será que estou perante uma atitude mais ou menos (in)consciente da minha parte perante quem me rodeia e que me conduz contra a minha própria essência humana?
É impressionante as consequências que um voo trágico pode ter para uma pessoa, inicialmente em termos emocionais e posteriormente em termos de comportamento e até talvez em novas concepções de desejos/modelos de felicidade. E não me percebam mal, existem por ai muitos bons "voos" para se apanharem, mas até ao momento ainda nenhum me cativou e também ainda não dei espaço a ninguém para me embarcar.
Ainda me interrogo se esta minha necessidade de descobrir pessoas novas tem alguma coisa a ver com o facto de eu poder querer que alguma delas dance comigo!


2 comentários: