segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Yes Men!

Após um longo período de ausência recomeço a partilhar os meus pensamentos, um pouco motivado por um receio que me assaltou no passado fim de semana!

Todavia ainda não pretendo avançar tão rapidamente, pelo que passarei a contextualizar esta minha publicação. Ainda não mais de um ano estava eu a dar os primeiros passos no Facebook, e adorei o conceito, ainda sem imaginar que este se iria tornar na maior rede social do mundo! Ora bem, à medida que as pessoas se foram apercebendo do potencial comunicacional da dita rede, eis que começam a surgir as empresas, os restaurantes as discotecas a inscreverem-se como forma de promoverem os seus eventos, e claro naturalmente os partidos políticos, seus militantes e lideres fizeram das suas páginas de esclarecimento, e de angariação de novos membros. Até aqui tudo muito bem, pois tudo o que seja diálogo político é bom, e ainda para mais o Facebook permite encontrar opiniões não filtradas pela comunicação social, pelo que ainda torna tudo muito melhor!

E assim, após este breve enquadramento passo ao tema desta publicação.

Andava eu calma e pacificamente a fazer o meu terrorismo anti-partidário, contra esses cruzados da boa esperança e profetas dos dias melhores, quando após algumas discussões, que em alguns casos foram intelectualmente interessantes, verifiquei para meu terror, que neste momento dentro das nossa forças politicas existe uma teoria, que provavelmente já é velha que é a seguinte:

As pessoas que não estão em partidos políticos, é porque não têm interesse no país, aliás quem quer discutir o país que se junte a outros com as mesmas ideias e que formem um partido político, ainda para mais é no seio dos partidos que existe a verdadeira discussão política!

Fiquei tão chocado e temeroso que nem quis acreditar no que estava a ver e a ler, pois verifiquei isto em publicações de diferentes pessoas, e ainda que isso não possa ser considerado significativo, será pelo menos um sinal preocupante, pois de certo modo poderá representar o pensamento comum.

Eu, Frederico Duarte, sou manifestamente contra a existência de partidos políticos e sinto-me insultado quando me dizem que me devia filiar. Ao que eu costumo perguntar se me posso filiar no Benfica, pois filiação política é "Clubice" e como clubice que é, os do meu clube são bons, os dos outros clubes são maus! Nega-se assim totalmente a existência de um sentido crítico, todavia ainda vão ocorrendo algumas excepções a esta regra que são os filiados sem aspirações a subirem na hierarquia, com os quais é possível debater política, pois apesar de terem uma simpatia política, são capazes de admitir alguns dos erros e falhas dos seus companheiros de luta.

Agora meus amigos aqueles senhores, e senhoras, doutoras e doutores que aspiram a cargos, ai sim está o problema fulcral, pois para chegarem aos seus objectivos afirmam a todos os pulmões não "Yes we can" mas "Yes men!", são como um rebanho e quando começam na lengalenga nunca mais se calam, falam, falam, falam e quando os esprememos não sai nada, pois não têm nada dentro. E digo isto pois apenas os vejo a defenderem lugares comuns, e promovem clichés de modo a tentarem obter dividendos políticos do seu alegado interesse sincero e desinteressado na vida cívica, e por um bem comum. Isto é, são verdadeiros modelos vivos de virtuosismo e mais uma vez nós que estamos de fora somos os maus, os que temos interesses. Eles são os grandes lideres do virtuosismo que deveremos admirar, pois para eles nada e para Portugal tudo, é este o seu lema.
Mas e porque é que eles não estão interessados no nosso bem estar, porque quereriam eles mais "concorrentes" internos nos partidos, ora ai está, quanto maior o "rebanho" maior a probabilidade de manipular a opinião de quem os rodeia e assim assegurar a sua perpetuação no poder!

O que precisamos neste momento em Portugal é de massa crítica e independente e não de fiéis adeptos de um qualquer clube, em que o navio pode estar a ir ao fundo e é sempre tudo muito bom.

Termino por hoje com:

Os Políticos que não sabem fazer qualquer tipo de coisa, que não têm energia, nem capacidade, deveriam ficar em casa, próximo dos seus ente queridos, para deles tratarem. Eles não são bem vindos na nossa sociedade, e a sua mera presença provoca tristeza e descontentamento! Todavia Mulheres e Homens de espírito aberto e crítico são certamente uma garantia de sucesso!


Sem comentários:

Enviar um comentário